quarta-feira, 20 de maio de 2009

Vinhos Escolhidos - Parte 3

Amigos o Clube de Vinhos do qual sou sócio, ENOTECA está a lançar uma campanha de angariação de novos sócios.

Estão a vender um conjunto composto por 6 garrafas a um preço verdadeiramente fantástico de 58 euros e ainda oferecem 2 copos de prova que os enólogos utilizam.

Caso queiram comprar este conjunto mas não quiserem ser sócios entrem em contacto comigo que eu posso encomendar para vocês. Para terem um ideia poupam a preços de supermercado qualquer coisa com quase 5 a 10 euros.




QUINTA DO CARMO 2004
Tipo: Tinto 
Denominação de Origem: Regional Alentejo 
Castas: Aragonez, Alicante Bouschet, Castelão, Trincadeira, Cabernet Sauvignon, Syrah 
Vinificação: Desengace das uvas. Fermentação com controlo de temperatura. Maceração pós-fermentativa (cuvaison) longa. Estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês. 
Teor Alcoólico: 13,5% 
Notas de Prova: Cor rubi profundo. Aroma frutado e complexo com notas compotadas. Na boca é cheio e redondo, com notas de tosta e figos secos. Boa estrutura com taninos presentes e bem casados. Final longo. 
Cave : 6/7 anos (limite consumo sobre ano de colheita) 
Serviço: A 16/18ºC com pratos de carne condimentados. 
Enólogo: Joachim Roque 

VINHA GRANDE 2003
Tipo:Tinto 
Denominação de Origem: DOC Douro 
Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca, Tinta Roriz 
Vinificação: Colheita manual das uvas. Suave esmagamento e desengace, fermentação em cubas de inox com macerações longas e remontagem com controle de temperatura. Maturação em vasilhas de carvalho novo durante 12 meses. O vinho é filtrado antes do engarrafamento. 
Teor Alcoólico: 14% 
Notas de Prova: Cor vermelho rubi. Aromas a frutos vermelhos maduros com notas florais (violeta), madeiras exóticas e especiarias. Na boca apresenta-se equilibrado. Persistente e intenso, com um final elegante. 
Cave: 6/7 anos (limite consumo sobre ano de colheita) 
Serviço: A 17/18ºC com pratos da cozinha tradicional portuguesa, uma variedade de carnes, queijos e massas apaladadas. 
Enólogo: José Maria Soares Franco 

PERIQUITA RESERVA 2005
Tipo: Tinto 
Denominação de Origem: Regional Terras do Sado 
Castas: Castelão, Touriga Nacional, Touriga Franca 
Vinificação: A fermentação ocorre durante 7 dias a 28ºC, com maceração total. Estágio de 8 meses em madeira nova e usada. 
Teor Alcoólico: 13% 
Notas de Prova: Vinho de cor rubi intenso. Aroma a frutas doces - amoras, framboesas – especiarias, violetas e madeira. Na boca apresenta-se frutado, equilibrado e com taninos suaves. 
Cave: 8/10 anos (limite consumo sobre ano de colheita) 
Serviço: A 15/16ºC com carnes vermelhas, caça ou queijos. 
Enólogo: Domingos Soares Franco 

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Nelo...estou com o Nuno Markl...nunca percebi, mas conto que me expliques, porque raio se põe a descrever os vinhos utilizando termos que não levam ninguém a prová-lo:
"... Na boca é cheio e redondo, com notas de tosta e figos secos..." - Então mas é vinho ou Bolo Rei... este também é muito bom:" Aromas a frutos vermelhos maduros com notas florais (violeta), madeiras exóticas e especiarias - áááiii que PANISGAS! - " Na boca apresenta-se equilibrado. Persistente e intenso", continuamos a falar de vinho certo? O Markl esta semana referiu outra expressão muito utilizada também: Vinho com carácter tempestuoso...
" Oh Sr.Nelson, eu sou ali o visinho do nº23, e vinha só avisar que o seu vinho voltou a entornar-se todo em cima da minha relva...é que já é a 3ªvez esta semana..e quando o chamei a atenção ainda levei com a rolha em cheio na vista..Caraças do Vinho que tem um carcter tempestuoso, ãhn? Veja lá Sr.Nelson..."