terça-feira, 25 de novembro de 2008

Uma aventura!

Venho desta vez contar-vos a história da minha viagem em trabalho que fiz a Burela, que fica na Galiza. Mas não é a Galiza ali logo ao passar da fronteira, é aquela longínqua para trás do sol posto, assim como quem diz que se situa a 50 Kms para lá das trevas. Há as trevas e anda-se mais um bocadinho e chegamos lá.

Burela é tão distante de tudo que nem hotel tem, o mais próximo fica a 20 kms numa terra chamada Viveiro. Os galegos têm na sua lingua enormes semelhanças com o português.

Fiz a reserva do hotel através da internet, tirei os dados como a morada etc e preparei a viatura alugada no próprio dia e a correr, mas quem quem se mexe bem... La fui com um Seat Leon 1.9 Tdi. Eram 19h30 em São Domingos de Rana.

Preparei a viatura a preceito ele era GPS, garrafa de água, leitor de mp3 (que o rádio do carro permitia essa modernice) e chocolatinho para morder. Planeei a viagem no GPS 838 kms... bolas! Pensei logo que isto levar um bocadinho ainda que eu tivesse avisado o hotel que ia chegar às 3 da manhã hora local.

Fiz o caminho sempre sem problemas e a andar a um bom ritmo, e só parei para reabastecer o carro na autoestrada entre Santiago de Compostela e Corunha, ou seja fiz 700 Kms o que é muito aceitável. Preço do Gasóleo a 0,945€... Comi uma sande de presunto e lá fui eu.

O meu querido amigo Nuno Costa já me tinha avisado, porque ele fez esta viagem de dia, que era uma estupada e que deveria dormir em Ferrol que dista 80 kms aproximadamente de Burela. Mas eu estava ainda a 50 kms de Ferrol sentia-me bem, estava a 90 kms do Hotel e andar para trás não me fazia qualquer sentido naquele momento ainda por cima ainda era 1 da manhã em Portugal 2 horas em Espanha tinha 1 hora para fazer 80 kms, na boa!

Lá saí da AE para uma estrada tipo IP com uma faixa para cada lado e uma terceira que está disponível nas subidas para ultrapassar os camiões. Até aí tudo bem, inclusivamente apanhei outra AE. Assim fui, passados alguns Kms a paisagem começa a mostrar uma Central Termoeléctrica Nuclear com 4 chaminés gigantes e uma 5ª mais estreita mas tão alta que temos mesmo que esticar bem o pescoço para ver o fim. O melhor estava a chegar: a AE não está acabada... e acaba mesmo ao lado da Central Termoeléctrica vou ter a uma rotunda com 3 saídas: Ir para a Central, ir por estrada para secundária sem indicação ou voltar para trás para Ferrol 30 Kms.

O tempo aqui estava agreste, vento muitas nuvens, alguns pontos de nevoeiro e o início de chuva, a famosa chuva molha parvos!

Olhei para o GPS e aí comecei a ficar preocupado... ele estava todo baralhado... dei 3 voltas à rotunda e ele mostrava cenários diferentes, decidi seguir pela AE para trás até à 1ª saída porque o GPS podia precisar de reecontrar caminhos. Lá fui fiz 5 kms para trás e o GPS sem problemas, dei a volta e regressei novamente a caminho da Central e do fim da AE, sempre a olhar para o GPS e aí fiquei muito preocupado porque o GPS seguia bem o caminho e de repente na tal rotunda parecia que lhe dava a travadinha e manda seguir por caminhos que não existiam ali. O que fazer? pedi para me dar um caminho alternativo e segui no sentido que me indicava embora sem ser pela estrada que informava ou seja pela tal estrada secundária. Até que lá voltou à normalidade e agora seguia numa estrada secundária, normal e bem sinalizada como todas as estradas em Espanha.

Até que passados uns 3 Kms O GPS indica uma saida para uma localidade, era uma aldeia e a estrada começou a encolher, a encolher até que estava a sair da aldeia para numa estrada no meio de vedações rurais em madeira, a passar ao lado de ovelhas, vacas e cabras e a estrada a encolher até que ainda me cruzei com um carro, aquele que viria a ser o último ser humano que iria ver em 65 Kms...

Depois desse carro a estrada ficou com a largura para apenas um carro. Aqui parei a tentar decidir o que fazer: voltar para trás só em marcha a trás, e tinho feito já umas curvas bem apertadas, tinha o depósito cheio, bateria no telm... bem logo se vê. Segui em frente, mais tarde percebi que estava a atravessar as trevas é que caiu um dos nevoeiros mais cerrados que enfrentei.

A partir daqui o meu cenário só piorou, a estrada começou cada vez mais a ser mais escabrosa, embora alcatroada passados alguns kms tinha musgo, e folhas caidas indicando que não passava ali carros à alguns meses, por vezes havia montinhos de terra que dever ter caido das rodas de um tractor e ali ficou e já tinha desenvolvido o tufo de erva, numa clara alusão de que a Natureza com o tempo tudo absorve. O GPS a indicar uns zig-zags loucos ora a subir ora a descer, não via nada à minha frente apenas a espaços, dos lados então...

A coisa começou a entrar em jeitos de filme de terror quando me deparei com cavalos selvagens, ou pelos menos à solta, mas não era 1 nem 2 cheguei a contar 15... Parei, aqui o nevoeiro era mais suave ou seja consegui ver alguns metros em frente, e deixei-os ir, a minha cabeça estava a mil, já ouvia musica em altos berros para me concentrar na estrada e lá continuei até ao momento divertido que foi encontrar uma égua e o potro no meio da estrada mas não podiam sair dela porque estavamos num caminho com parede dos dois lados. o que fiz? Andei para cima deles e começaram a fugir, dei por mim a persegui-los a 40 Kms/h até que encontraram uma fuga.

Sim isto foi divertido, ao pé do resto... Continuei pela estrada das trevas até me encontrar com uma silhueta que com o nevoeiro a tornou nem assustadora, cheguei a pensar em lobo mas era apenas um Pastor Alemão enorme. que não saiu da estrada, estava junto a uma casa. Tenho que dizer que de vez em quando via casas abandonadas, em escombros ou simplesmente fechadas pelo adiantado da hora. Mas o cão nem ladrou simplesmente meteu respeito e deixou-me ir com aquele a olhar de quem pensa o que este parvo andava a fazer ali àquela hora.

Ainda entrei numa estrada tipo IP com um nevoeiro que não via nada, mesmo nada e o GPS lá me enganou, porque já me tinha prometido a não me meter naqueles caminhos, e enviou de novo para a estrada do mato, desta vez não tinha animais, nem casas, nem cães mas tinha ainda mais o factor de abandono.

O meu receio nesta altura é que, como a costa dali é muito escarpada e a localidade para onde seguia era mesmo à beira-mar, a estrada fosse mesmo ao lado da costa e que a qualquer momento acabasse numa escarpa para o mar. O nevoeiro e a chuva nada ajudavam.

Lá segui até começar a ver as luzes da civilização mas ainda fiz 5 kms que me pareceram 50. Até que fui ao que parecia a saída dos fundos da cidade. E cheguei a uma rotunda marquei no GPS a morada do hotel, não conhecia... que bom 3 da manhã de Portugal 4 em Espanha que faço? Lá vi um simpático senhor de um reboque que me levou ao hotel.

No dia seguinte fui gozado pelos meus clientes e lá me ensinaram o caminho e que na rotunda da Central Termoelétrica deveria ter seguido na saida para a Central e daí pela estrada nacional que embora com mais 30 kms faria em menos 45 minutos...

De dia embora com chuva do que vi recomendo vivamente fazer uma viagem por todo o norte da Península Ibérica junto à costa, Já conheço esta parte da Galiza e junto a Gijón nas Astúrias e posso dizer que é lindo e que se come muito bem.

7 comentários:

Anônimo disse...

eish, oh padrinho, naquilo que te foste meter! É da maneira que ja nao acontece mais nenhuma vez.

Abraço.

Anônimo disse...

Na proxima leva um mapa da Michelin.

Nelson disse...

O Google Maps é melhor!!

Anônimo disse...

Pá..e tu perguntaste o caminho???....NUNCA mas NUNCA se pergunta o caminho!!

Um Homem que é Homem nunca se perde..pode andar um pouco confundido!..mas nunca se perde!

Ai Nelo Nelo!!!...Já não te reconheço. Primeiro quase que defendes os Lagartos e agora admites que te perdeste???...

JP

Nelson disse...

Eu não me perdi porque o GPS sabia onde andava, o caminho é que era como relatei, e levei praticamente 2 horas a fazer um percurso que leva 1 hora e nas condições que foram.

Inês disse...

Pois sim... homens!!! Se te querias perder num caminho com animais, escuro e frio, podias ter ido a Massamá, que eu tenho uma serra mesmo è frente de casa com esses requisitos.
Poupavas no gasóleo e na chatices, e ainda ias beber um cafezito lá a casa... Homens!!

Unknown disse...

Nelito...medo muito medo...depois desse panorama todo...e do adiantado da hora...chuva...nevoeiro...cavalos...e esse pastor alemão anestesiado...acho que podes realizar a introdução do próximo SAW 6!