sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Syrah / Shiraz


Alguns de vocês já deviam andar a perguntar o porquê de um blog com este nome, ainda por cima meu e ainda não ter qualquer referência ao maior prazer que tenho. Perguntam bem mas não têm nada a ver com isso.

Ora bem Syrah é simplesmente a casta de vinhos que eu mais aprecio no vinho tinto. Por isso só podia começar por falar daquela que é a casta que tem dado mais êxitos nos últimos anos, veja-se o caso do Syrah 2005 da Casa Ermelinda Freitas, que foi eleito o melhor vinho tinto do Mundo do presente ano.

"Origem
Uva tinta de superior qualidade, originalmente proveniente do Cáucaso, e conhecida na antiga Pérsia, é talvez a uva vinífera mais antiga do mundo. O nome Shiraz vem da cidade de Shiraz (Irão), onde era muito cultivada na antiguidade. Trazida para o Ocidente, criou raízes "modernas" no sul da Borgonha e na Provence (França). Shiraz é hoje a uva nacional da Austrália.
Características dos Vinhos
O visual de vermelho intenso e profundo, mas com brilho, denota bons taninos, sem excessos de cor; aromas de ameixa, nectarina e um leve toque de amora e cravo; no paladar sabor marcante de ameixas frescas e cerejas, com pouca acidez, e bom equilíbrio; macio, e deixando uma boa permanência de paladar, com aromas secundários agradáveis. Em resumo, uma excelente uva tinta. Harmonização
São sempre vinhos saborosos e estruturados; acompanham bem pratos de carnes e aves, e queijos amarelos. Pode ser também uma boa opção para acompanhar fondues e soufflés. Uma outra combinação muito boa é com crepes salgados." in
Academia do Vinho.

Acrescento que os vinhos tintos no seu geral, mas neste com especial rigor, devem ser provados desde os 16º e servidos a 18º, de forma a podermos sentir a alterações que a oxigenação e a temperatura produzem. Servido à refeição a 18º.
Boas provas!

3 comentários:

sweetland disse...

Vê-se logo que tiraste um whorkshop de vinhos, eheheh...

E será por gostares tanto dessa casta que puseste o nome de Sirah à tua cachorra?

Anônimo disse...

Ah e tal, temperaturas.... desde que seja na tua casa a malta não tem que se preocupar com isso... é beber e pronto!!
Bjs

Inês

Anônimo disse...

Tantas paneleirices.... Essa zurrapa de vinhos com nomes estranhos a tentarem ultrapassar o bom do Casal da Eira... Nacional do melhor!

Psst... Mariquinhas... qualquer dia o Raposeira já não se bebe em detrimento de uma treta qq franciú... queres ver?...

Tico