terça-feira, 23 de setembro de 2008

Para cima de bom!


Ando a fazer um regime alimentar que me levou a deixar de comer carnes vermelhas entre outras coisas.

Mas hoje não fui capaz de resistir... Vim de viagem a Vila Nova de Gaia e parámos para almoçar na Mealhada... Fomos à Nova Casa dos Leitões. É verdade comi Leitão da Bairrada, ninguém esperava pois não?

Meus amigos estava tão bom! Suculento, a pele estaladiça... Ai as batatas fritas...

Para quem almoça fruta e sopa todos os dias, uma vez não faz mal pois não?

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

15 cent

Nos EUA existe uma cantor rapper de seu nome artístico 50 cent.Não sabem?  Aquele o Sr. Cinquenta Cêntimos que como sabem foi cantar a Angola e em pleno palco foi assaltado e roubaram-lhe o cordão de ouro.

Em Portugal também temos um Sr. Cêntimos, mas o 1º nome não é 50 é 15. E não é cantor, trabalha nos SMAS de Sintra.

O meu irmão, mais conhecido por Tico, recebeu em casa uma carta dos SMAS com um aviso de corte caso não regularize imediatamente 15 cêntimos de euro!!!! Sim leram bem 15 cêntimos ou 0,15€ isso mesmo. 

Como se pode gerir as empresas públicas desta maneira? Então só para enviar uma carta o selo são 30 cêntimos!! Não seria mais barato e dar melhor imagem solicitar o pagamento junto com a encomenda seguinte? Será que os gestores da empresa, para onde se entrega tanto dinheiro e que se fazem pagar muito bem, ainda não pensaram em rentabilizar e vez de gastar? E que tal o sistema informático (que é sempre o culpado) ter uma regra que só se envia avisos de corte para valores acima de 5 euros por exemplo, ou será que existe assim tantas pessoas a deixarem dívidas inferiores a 5 euros. Se houver baixem o valor, agora enviar cartas que custam só de selo 30 cêntimos mais papel e envelope tudo só para receber 15 cêntimos...

E a má imagem da Instituição não é importante? 
São os únicos no mercado não é? 
Pois...

Cura?

Olá chamo-me Nelson. Tenho 31 anos e sou viciado em televisão. Estou limpo há 3 semanas.

Esta poderia ser uma frase inicial num qualquer núcleo de apoio a um TV-dependente. Em Portugal penso que não existe, mas nos EUA existe de certeza.

A verdade é que desde há 3 semanas a esta parte, que dispendi, a ver para a televisão para aí meia hora e a quase totalidade fora de minha casa. Não vale a pena ver os programas da treta como o que ouvi falar da Teresa Guilherme e outros. Notícias? é sempre a ver quem consegue contar mais tristezas em menos tempo. Ok uns joguitos da bola ainda me vão chamar a atenção mas isso não é para já... De resto a Internet tem tudo o que preciso, mais rápido, sem anúncios, nem intervalos de 25 minutos e sempre, sempre mais objectiva.

Só uso a TV da sala para passar filmes para o Gonçalito, e para ver os meus filmes gravados. 

E sou feliz!

terça-feira, 16 de setembro de 2008

A hora do stress!



Para aqueles que têm miúdos e mais especificamente para aqueles que têm a responsabilidade de manhã os levarem à escola, este texto vai certamente dizer-lhes que, acima de tudo, não são os únicos e que realmente devíamos criar uma associação de apoio às vitimas. Este é o relato da minha normal manhã e das peripécias para levar o Gonçalito à escola:

 7h30 - Toca o despertador, olho para o lado já tenho a companhia do Gonçalito, prenda deixada diáriamente pela Catarina, viro-me para o outro lado para dormir mais um pouco;
7h35 - Toca a repetição esqueci-me que toca sempre de 5 em 5 minutos até desligá-lo, o Gonçalo liberta um gás e dorme de boca aberta;
7h40 - Toca o despertador de novo... Caramba! Ponho debaixo da almofada, mas não desligo tenho medo de adormecer o Gonçalo continua a dormir de boca a aberta;
7h45 - Toca o despertador outra vez. Pronto desligo-o e adormeço;
8h00 - A Catarina vem despedir-se de mim e do filho, as este dorme;
8h05 - A Catarina vai embora,  e tapo o Gonçalo;
8h07 até 8h55  - Faço a minha higiene pessoal e visto-me;
9h00 - Aqueço o leite do Gonçalo e como o meu P.A.;
9h05 - Gonçalo acorda e chama pela Mãe, informo-o que a Mãe foi trabalhar, repete a pergunta mais 3 vezes;
9h10 - Mudo-lhe a fralda e a roupa enquanto bebe o biberão entre goladas pergunta onde está a Mãe.;
9h14 - Gonçalo recusa-se a vestir as calças;
9h15 - Após vários avanços e recuos veste as calças, mas recusa determinantemente vestir a T-Shirt
9h17 - Após jogo do esconde-esconde, quando dá por ele está vestido, apercebe-se e chora, não quer a T-Shirt
9h18 - Ofereço-lhe a chucha, chora mais alto e atira-a a uma distância de 2 metros dizendo: "Nãoqueru!"
9h20  - Convencido a ajudar a fazer cama, acalma-se e vai buscar um livro, de canções populares infantis e decide ir ler para cima da cama que estou a fazer. Refila porque tenho que ir desviando os lençóis
9h21 - Gonçalo diz:" Cócó", vou a correr baixar as calças, tirar a fralda e sentá-lo na sanita com o redutor. Gonçalo tira papel higiénico para se limpar e ainda nem chichi fez, lá se lembra de o fazer e batemos palmas
9h30 - descemos as escadas e vou-me calçar, o Gonçalo descobre no escritório uma caixa grande de cartão que está vazia, e decide andar a passear com ela pela casa, chamo-o e ele foge e esconde-se;
9h40 - Gonçalo que tinha sido convidado a levar a caixa ao carro, demora 5, 7 minutos para chegar ao carro, pois a caixa é maior que ele...
9h50 - Depois de arrumar a caixa chamo o Gonçalo para se sentar na cadeirinha, Gonçalo refila e diz " NãoQueru"
9h55  - Ligo o carro e sento-me
10h00 - Estou a sair


Vaca Louca

Lá está, bem que me parecia que a Porca de Batom, como lhe chamou carinhosamente Barack Obama (ver texto mais antigo), afinal era cá da malta, entenda-se executa política à moda de Portugal!

O New York Times fez uma investigação e descobriu entre muitas outras coisas que a Sra. Palin vive ao máximo o lema de que os governos locais devem ter políticos locais. Vai daí decidiu contratar para Secretária da Agricultura, com um orçamento de 2 milhões de USD, uma amiga de infância, cuja carreira foi sempre a agente imobiliária. E garantiu para a amiga um ordenado limpo de 93 mil USD/ano.

Quando questionada sobre esta nomeação Sarah Palin justificou o gosto que a amiga tinha, em criança, por... Vacas!

domingo, 14 de setembro de 2008

Brinquedo novo

Tinha que ser, já a algum tempo que o velho portátil com processador AMD, comprado no Lidl, não estava a conseguir aguentar a evolução do software.

Surgiu uma oportunidade e comprei, em 2ª mão, um IMac igual da imagem. 2,4 Ghz em processador da Intel, 4 Mb de Ram e 250 Gb de disco tudo metido no monitor com 24 polegadas! Uma brutalidade! Na Apple o software é criado em função das máquinas, pois é produzido por quem produz a máquina. Enquanto nos PC's o Windows é da Microsoft, a máquina da HP, por exemplo pois existem sei lá quantas marcas no mercado, o que leva que exista sempre um diferença entre máquina e software. 

E o que é que acontece com o Windows Vista por exemplo é feito para usar a totalidade dos recursos onde opera, ou seja mesmo com um PC  com recursos espectaculares, o Vista, mais a um Anti-Virus e um Anti-Spyware vão torná-lo num PC médio/bom, a isto associa-se o Office 2007 em que abrimos o Outlook e começar-mos a escrever um email e ao mesmo tempo abrimos um PDF com o Acrobat Reader temos o desempenho todo lixado, uma lentidão... e 50% de hipótese de crash ou mesmo de uma re-iniciação do sistema.

No IMac tudo funciona sempre ao mesmo ritmo: Rápido desde a até inícialização ao encerramento. É sem qualquer margem de dúvidas o melhor computador para se ter em casa para a família, desde programas para organizar fotografias e fazer álbuns, fazer videos caseiros, organizar a bibloteca de ficheiros musicais tudo de uma forma fácil e zero esforço.

Como não chega é lindo, tem um estilo fantástico minimalista está tudo no monitor.

Simplesmente adoro!

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Syrah / Shiraz


Alguns de vocês já deviam andar a perguntar o porquê de um blog com este nome, ainda por cima meu e ainda não ter qualquer referência ao maior prazer que tenho. Perguntam bem mas não têm nada a ver com isso.

Ora bem Syrah é simplesmente a casta de vinhos que eu mais aprecio no vinho tinto. Por isso só podia começar por falar daquela que é a casta que tem dado mais êxitos nos últimos anos, veja-se o caso do Syrah 2005 da Casa Ermelinda Freitas, que foi eleito o melhor vinho tinto do Mundo do presente ano.

"Origem
Uva tinta de superior qualidade, originalmente proveniente do Cáucaso, e conhecida na antiga Pérsia, é talvez a uva vinífera mais antiga do mundo. O nome Shiraz vem da cidade de Shiraz (Irão), onde era muito cultivada na antiguidade. Trazida para o Ocidente, criou raízes "modernas" no sul da Borgonha e na Provence (França). Shiraz é hoje a uva nacional da Austrália.
Características dos Vinhos
O visual de vermelho intenso e profundo, mas com brilho, denota bons taninos, sem excessos de cor; aromas de ameixa, nectarina e um leve toque de amora e cravo; no paladar sabor marcante de ameixas frescas e cerejas, com pouca acidez, e bom equilíbrio; macio, e deixando uma boa permanência de paladar, com aromas secundários agradáveis. Em resumo, uma excelente uva tinta. Harmonização
São sempre vinhos saborosos e estruturados; acompanham bem pratos de carnes e aves, e queijos amarelos. Pode ser também uma boa opção para acompanhar fondues e soufflés. Uma outra combinação muito boa é com crepes salgados." in
Academia do Vinho.

Acrescento que os vinhos tintos no seu geral, mas neste com especial rigor, devem ser provados desde os 16º e servidos a 18º, de forma a podermos sentir a alterações que a oxigenação e a temperatura produzem. Servido à refeição a 18º.
Boas provas!

Porco com batom

Isto sim são eleições "rasgadinhas". Como resposta ao ataque feroz de Sarah Palin, candidata a Vice-Presidente dos EUA, Barak Obama disse que era preciso uma mudança na política norte-americana e que “apesar de pintarmos os lábios a um porco, ele não deixa de ser um porco”. Toma que já levaste ó porca.

O partido Repúblicano atacou Obama, chamando entre várias coisas, de sexista. Este disse que não tinha dito nada de mal e que não era para ofender, inclusivamente apresentou imagens de John McCain a dizer a mesma frase sobre Hillary Clinton à um ano atrás.

Aqui acho que Obama foi mal aconselhado, em de vez de se ter metido numa de "mas ele também fez", devia ter subido o nível e apostar em dizer que Palin não serve os EUA porque tira macacos do nariz com o dedo mindinho. Ou mesmo que McCain tem aquele riso parvo porque sofre de flatulência.

Mas ainda assim acho que o
Menino Guerreiro ainda tem muito que aprender, para a próximas eleições que disputar. Por falar nisso alguém o viu recentemente?

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Café

Estava eu a beber um café na empresa, com saudades do Ristretto maravilhoso que a minha Nespresso consegue fazer, quando me chama a atenção uma caneca com uma frase do Fernando Pessoa, então versa assim:

"O moinho de café
Mói grãos e faz deles pó.
O pó que a minh'alma é
Moeu quem me deixa só."

Genial não é?

11 de Setembro

Passados 7 anos, temos que olhar para trás que o mundo mudou. Mudou?
Sim! A Rússia está cada vez com mais poder, a China cada vez mais capitalista, os EUA a prepararem uma mudança no seu Governo para acalmar as hostes e Portugal, como tem um atraso de 20 anos com 1º Mundo, só lá para 2021 é que esta questão vai incomodar.

Para já para nós cidadãos levamos com as esperas nos aeroportos que são insuportáveis, se formos a Inglaterra e nos esquecermos de uma mochila no metro, levamos com um tiro na cabeça que é para aprender não ter comportamentos terroristas, dos EUA nem falo que como esta mensagem vai ser lida por alguém numa sub-cave a NSA, convém não dizer coisas...

Ainda assim os que morreram no 11 de Setembro merecem que nos lembremos deles, vitimas de uma guerra que não é deles, nem nossa. Penso que o humor é a melhor forma de nos lembrar-mos deste dia.



Portugal - 2 Dinamarca - 3
Estádio Alvalade XXI

Estava-se à espera do quê? Ronaldo na boxes, Maniche a titular, Paulo Ferreira adaptado e o pior de tudo o estádio... Se fosse noutro ali bem perto era diferente. Os Dinamarqueses sempre tinham mais respeito!

Acima de tudo penso que é a mesma mentalidade de sempre, o mesmo facilitismo nos jogos iniciais de sempre, o deixar tudo para o fim de sempre, a mesma porcaria de sempre, a tal que Queiróz à 10 anos disse que era preciso limpar da FPF.

O Grupo parece ser acessível, mas a falhar em casa desta maneira... Bem mas melhores ventos virão.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Anders Trentemøller


Nas minhas viagens de regresso a casa depois do trabalho adoro ouvir um programa de rádio Bons Rapazes da Antena3. Gosto porque me leva a ouvir som diferente sem ser a enjoante repetição até à exaustão das playlists que as grandes editores exigem hoje em dia. Alem disso o Álvaro Costa e o Miguel Quintão são excelentes acompanhantes de viagem.

Lá estavam os Bons Rapazes sempre em amena cavaqueira apresentado novidades sempre deliciosas e com as quais descarrego o stress diário, quando decidem passar um remix da Lust uma canção dos The Raveonettes, mistura esta feita por um DJ Trentemøller. Tal como para vocês isto é chinês para mim, ao que parece a tal musica Lust era a favorita de um dos apresentadores do programa, e o Dj um cromo daqueles que foi considerado o melhor de 2006 e tudo. Amei, e ao contrário do normal, consegui decorar o nome da música e por aí fui...

Pesquisei e descobri o site oficial de Trentemøller que tem um som ambiente que mostra o porquê de tal distinção.

Pesquisem sobre a discografia do senhor, é, como diz um amigo meu: SUPERLATIVO.

Já estou na calha para ter a discografia toda! 

Para começar...

Big News!! Eu e a Catarina vamos aprofundar a digitalização da nossa vida! Um Bloguezinho cheio de conversas que podem ser perfeitamente a continuação das jantaradas que tanto gostamos de organizar e participar, sempre de copo na mão claro!

O Copo nosso amigo de grandes Tertúlias sempre divertidas, quer à moda antiga com conversa pura e dura ou as novas, as digitais, aquelas que se fazem a ver em filme em formato DIVX que está a ser reproduzido no Leitor de DVD's e visualizado no LCD. Ficheiro DIVX que foi tirado da Internet através de Downloads em sistema de Shareware. É o século XXI!

Este blog é inteiramente dedicado ao nosso Gonçalito e ao futuro maninho Paquico, como lhe chama o irmão mais velho.