terça-feira, 26 de maio de 2009

Finalmente com carta de automóvel pode-se conduzir motos de 125 cc com maximo de potencia 15 cvs....

"Nova unanimidade histórica na Assembleia da República e parabéns aos Motociclistas

A manhã desta sexta-feira, 22 de Maio de 2009, entra também para a história do Motociclismo em Portugal já que, tal como há uns anos com a “Lei dos Rails”, os motociclistas de Portugal conseguiram levar TODOS os deputados à razão, fazendo com que a “Lei das 125” tenha sido aprovada não por maioria mas sim por unanimidade na Assembleia da República.

Esta lei fará com que todos os automobilistas possam conduzir motociclos até 125 cc e 15 cv sem necessitar de mais algum exame de condução. Ou seja, a carta de automóvel passa a servir também para estes pequenos, fáceis e citadinos motociclos.
No caso do automobilista ter menos de 25 anos, terá de fazer um pequeno e económico exame prático numa escola de condução. Só.

As vantagens desta lei saltam aos olhos. Em primeiro, a mobilidade dentro das cidades. O aumento de qualidade de vida da população é evidente se os automóveis começarem a ficar em casa.
Em segundo, uma lufada de ar fresco para o sector económico das duas rodas motorizadas. Por último, mas já a mais longo prazo, o factor de mais pessoas começarem a “ver a luz” e se juntarem à família dos motociclistas entusiastas e dinamizadores dos motoclubes.

 Acreditar quando se tem razão

Recordemos que esta lei já está em vigor há vários anos em países da Europa que costumamos ver como exemplos. O responsável da mobilidade de Madrid afirmou recentemente num congresso onde estava António Manuel Francisco, responsável pelo Grupo de Acção Motociclista (GAM) “Eu quero Madrid a andar de moto!”. Entretanto Barcelona já anda. Como seria esta cidade mediterrânica se todas as motos fossem trocadas por automóveis?

Por cá, a Federação de Motociclismo de Portugal e o GAM recolheram milhares de assinaturas há uns anos para que esta lei fosse debatida na AR. A petição contou com a colaboração do MC Porto, na sede, e com elementos nossos noutros locais. Também o MC Porto esteve presente na entrega da petição, em São Bento.

Posteriormente, a 11 de Junho de 2006, na demonstração de protesto promovida pelo GAM entitulada “Somos Vítimas e Não Culpados”, o autor destas linhas subiu ao gabinete do Secretário de Estado Ascenso Simões, na companhia de mais dois representantes – José Amaro e António Manuel - dos 4000 motociclistas que enchiam o Terreiro do Paço.
Fomos recebidos pelo chefe de gabinete que torceu o nariz à ideia da “Lei das 125”.
Mas a hora e a razão chegaram.

Se a “Lei dos Rails” surgiu (após o batalhar dos motoclubes e motociclistas no geral) do trabalho do deputado PSD Rodrigo Ribeiro, agora foi o deputado PCP Miguel Tiago a conseguir provar a melhoria para o povo português com esta decisão.

No final da sessão, os responsáveis pelos motociclistas presentes reuniram-se com os deputados das diversas bancadas tendo recebido os parabéns pela persistência e forma de trabalhar.
Estamos todos de parabéns!"

Texto enviado pelo meu amigo João Rolo, que participou na Dakar Series de 2008.

Um comentário:

g2 disse...

Ora aqui está um blog para ler com mais atenção!

Para já, vou comprar uma mota!

Depois, logo se vê...

Boa noite...