sábado, 1 de novembro de 2008

Esperança

Estamos a três dias das eleições nos EUA. A três dias daquelas, que a meu ver, são a eleições que podem mudar o curso da crise que para aí tem preocupado e efectivamente destruindo fortunas pessoais que estavam aplicadas com maior exposição ao risco. Fazendo ruir gigantes da Banca e dos Seguros Mundiais.

Estamos a três dias de uma nova era onde num país auto-apelidado de Livre, mas onde a segregação da raça e da religião impera e a tudo dificulta pode vir a ter um Presidente de uma Minoria.

Podem os Norte-Americanos pela primeira vez da história ter um negro na Casa Branca, e mais que isso, ter alguém cuja família à duas gerações atrás vivia, e ainda vive, numa típica aldeia do Quénia e com isso ter a verdadeira história do Sonho Americano.


Quem nunca ouviu um discurso de Barack Obama pode achar que estou para aqui a debitar coisas bonitas, mas a verdade é que o poder que este Homem tem em agarrar-nos até ao fim do que tem para dizer e de nos deixar motivados e crentes que "Yes We Can", é tal forma fabulosa até parece que sou dos states e que posso ir votar.

2 comentários:

Inês disse...

Sabes que mais?? Se isto dos negros se candidatarem a presidente pega, qq dia temos o professor Bambo como candidato à presidência... Chiça!!!!
Será que são mais eficientes que os outros (os brancos que lá estão)??

Nelson disse...

Não será necessáriamente mais eficiente que um branco, amarelo, hispânico ou um azul, mas o facto de alguem de cor ser presidente num país do Ocidente mostra uma alteração na forma de estar e de pensar da sociedade.

Da mesma forma como uma mulher no governo será tão eficiente como um homem, mas o facto de poder chegar lá é que mostra a a sociedade onde vives.